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Tradição Cristã, A - Vol 3
Conforme tento mostrar na introdução deste volume, até mesmo a palavra ?teologia? é usada no título (conforme era usada com frequência na Idade Média) em um sentido diferente daquele em que geralmente a usamos. Para nós, a palavra teologia tende a significar o que os teólogos individuais fazem e como eles desenvolvem seus sistemas, mas estou empregando-a quase como um sinônimo de ?doutrina da igreja?. Portanto, o esboço de O desenvolvimento da teologia medieval é modelado principalmente pela evolução das doutrinas e só de forma secundária pelas controvérsias ou especulações dos doutores. Este volume, como seus dois predecessores, está arrumado cronologicamente, embora os títulos dos capítulos sejam tópicos, em vez de cronológicos. A data da formulação clássica de uma doutrina ou da conclusão de um importante estágio do desenvolvimento de uma doutrina determina em que ponto discuto essa doutrina, incluindo os primeiros estágios de seu desenvolvimento ? a obra Por que Deus se tornou homem, de Anselmo para o capítulo 3, a definição da presença real e o estabelecimento dos sete sacramentos para o capítulo 4, Sic et non, de Abelardo, para parte do capítulo 5, os ?cinco caminhos? de Tomás de Aquino para parte do capítulo 6. Até mesmo as discussões das heresias e de outras religiões, no capítulo 5, estão localizadas no lugar em que estão na narrativa por causa da importância dessas questões na vida e no ensinamento da igreja do século XII.